top of page
  • Foto do escritordevaciribeirosilva

5 razões porque as veredas são importantes

Sem mencionar a beleza ímpar desse ambiente em meio às paisagens do cerrado, sua importância ecológica e os serviços ambientais que oferece, tornam a vereda um ecossistema muito importante.

Água, buriti e muito verde. Com uma imagem como essa, dá até para "ouvir" o sonido sereno das águas, e até mesmo imaginar uma curicaca ou uma seriema a passar por ali, fazendo alguma algazarra. Estar diante de um cenário fascinante como esse é praticamente desfrutar de uma terapia.


Se você já se arriscou pelas estradas do interior de Minas Gerais - ali pelas regiões do norte e do centro-oeste mineiro - ou já se aventurou entre os caminhos de Goiás, Mato Grosso ou Tocantins, você já deve ter presenciado paisagens de veredas. Você pode até não se lembrar ou não ter detido a sua atenção nelas - talvez, preocupado em chegar ao destino, você não tenha apreciado algumas coisas realmente belas no caminho - mas a paisagem que elas desenham é sem igual, e a importância que elas desempenham no ambiente, é insubstituível.


Dentre vários aspectos que tornam s veredas importantes, confira cinco dentre eles.


5 serviços ambientais prestados pelas veredas

A vereda é um ecossistema valiosíssimo para o cerrado e para muitas comunidades humanas que dela dependem. Atua como fonte perene de águas e corredor ecológico, além de abrigar espécies de fauna e flora únicas.

1.Atua como fonte perene de águas

Muitas vezes a única fonte de água que populações de porções do noroeste mineiro e nordeste goiano dispõem em determinadas época do ano origina-se das veredas. Sempre associadas ao afloramento de algum lençol d'água em áreas de pequenas depressões, as veredas funcionam como drenos naturais. A presença de estratos de vegetação nesses locais é importantíssima para a manutenção da continuidade da existência de água nesses locais, mesmo em períodos secos. Sendo assim, as populações tem acesso à fontes de águas perenes, as quais podem ser usadas para consumo, irrigação de culturas de subsistência e dessedentamento de animais.




2.O Buriti é fonte de muitos recursos para populações

A palmeira arbórea buriti, que cresce, geralmente, entre 12 até 15 metros de altura, é das espécies vegetais encontradas na vereda, a que mais se destaca. Além de conferir um aspecto único à fisionomia das veredas, o buriti é fonte de renda e de alimentos para as populações que vivem no seu entorno. O seu fruto, quando maduro, apresenta na casca uma coloração marrom escura e polpa amarelo-ouro. Sua casca tem aparência e textura escamosa.


Esse fruto é rico em nutrientes tais como cálcio, potássio, ferro, caroteno, vitamina C e D. Dele as populações preparam doces, vitaminas, cremes, sorvetes, bolos e até paçocas. Já tive a oportunidade de experimentar doce de leite com buriti, e hoje, é simplesmente um dos meus preferidos! Da polpa também se extrai um óleo de cor avermelhada que é usado para tratar queimaduras. Polpa e caroços podem ser destinados para alimentar bovinos e suínos. A palmeira também oferece fibras para a produção de artesanatos, tais como chapéus e cestos.


É claro que o buriti é encontrado em outras fitofisionomias, tais como os buritizais, mas como estão caracteristicamente vinculados às veredas, é imprescindível não discorrer sobre essa espécie, quando o assunto é a importância das veredas.


3.Atua como corredor ecológico

As veredas atuam como corredores ecológicos, ligando fragmentos de outros ecossistemas que encontram-se distanciados devido às consequências das atividades humanas. Isso é muito importante no contexto do cerrado, pois propicia o deslocamento da fauna, dispersão de sementes e trocas genéticas entre espécies.


4.Abriga importantes espécies da fauna e da flora

A vereda é importante por ser abrigo de diversas espécies da fauna encontrada no cerrado, com destaque para espécies da avifauna. Podemos listar o pato-do-mato, o gavião-caboclo, o inhambú-chororó, o jaó, a curicaca, o carcará, a saracura, a seriema, a batuíra-de-esporão, a arara-azul, a arara canindé, o sanhaçu-cinzento, dentre várias outras espécies. Essas aves não comente interceptam a vegetação da vereda como paragem, mas também se utilizam dela para sítios de reprodução e dormitório.


5.As veredas são berços de nascentes

As veredas são berços de nascentes de vários rios do Brasil central. Destaco que muitos dos afluentes da margem esquerda do São Francisco, por exemplo, dependem da preservação das veredas para manterem sua perenidade e a continuidade de seu equilíbrio hidrológico. Como drenos naturais que são, as veredas são o berço de muitos mananciais de água que abastecem inúmeras localidades no cerrado brasileiro.


Com tudo isso é possível concluir que as veredas são importantíssimas para o ecossistema do cerrado e para populações humanas que se beneficiam dos seus serviços ecossistêmicos. Infelizmente, atividades humanas, tais como a agropecuária realizada de forma desrespeitosa às questões ambientais e o crescimento desordenado de algumas cidades podem colocar em risco a continuidade desse ecossistema para as futuras gerações. Não é só um ecossistema que pode desaparecer, mas inúmeras espécies e fontes de provisão de água.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page